Boston Dynamics incorpora o ChatGPT no seu robô

Espaço para qualquer assunto relacionado com tecnologias, tais como, informática, telecomunicações, energias renováveis, telemóveis e tablets, iluminação, domótica, eletrodomésticos, entretenimento, etc
Responder
P&S
Mensagens: 35
Registado: 10/jun/2023, 12:18

#1

A Boston Dynamics já nos mostrou como os seus robôs podem ser usados para melhorar a nossa vida, sempre em situações reais. Esta empresa resolveu agora criar uma utilização para o Spot e torná-lo como um guia. Para isso bastou integrar a sua proposta com o ChatGPT.
São muitas as situações em que a Boston Dynamics coloca os seus robôs. Em especial o Spot, o seu cão, adapta-se para ajudar os Humanos e assim criar um ajudante que pode ser usado em muitas situações. Abre o caminho para a sua integração e mostra como poderá ser o futuro.
Após se ver colocado em muitas situações, este robô da Boston Dynamics recebeu a integração com a IA generativa para poder ser usado como guia turístico nas instalações da empresa. Usaram o já conhecido modelo GPT-4 da OpenAI, mas integraram também técnicas de engenharia de prompts para estabelecer controle sobre a suas respostas.
Ainda que se mostre útil e com um resultado impressionante, a equipa que criou esta proposta enfrentou vários desafios. O produto final, ainda como um protótipo, tem várias personalidades, em que apenas foram dados parâmetros básicos. Tudo o resto surge da própria IA e do ChatGPT.
O trabalho preparatório da Boston Dynamics passou por criar um mapa do espaço onde o robô precisa andar e cada setor. Para estas áreas e estes espaços não foram revelados qualquer detalhe para o robô. As restantes respostas surgem da IA generativa, alimentada por tudo que as câmaras conseguem ver.
Esta é mais uma prova de que a união de várias tecnologias podem criar algo completamente diferente. O Spot da Boston Dynamics recebe agora novas capacidades e um dia ainda o veremos a ser um verdadeiro guia turístico, com a possibilidade de receber novas informação no momento, alargando assim as suas capacidades e o seu conhecimento.

https://www.youtube.com/watch?v=djzOBZUFzTw
jovempars
Mensagens: 15
Registado: 13/jul/2023, 20:57

#2

A aplicação maciça da IA nos mais variados produtos, vai levar a resultados imprevisíveis e desconhecidos num futuro não muito distante.
Sabemos que há muita gente que faz investigação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, não muito direcionada para o bem da humanidade e actualmente não há regras, legislação e limites no uso e desenvolvimento da IA.
Responder