Prémios Valmor da cidade de Lisboa, espaço temporal de 1902 a 2002

Tudo sobre arquitetura e engenharia. Assim como partilha de projetos pessoais, com a finalidade de esclarecer dúvidas, recolha de opiniões, melhoramentos, dicas, aconselhamentos, etc
Responder
P&S
Mensagens: 35
Registado: 10/jun/2023, 12:18

#1

Informação de todos os Prémios Valmor atribuídos na cidade de Lisboa no espaço temporal de 1902 a 2002.

Breve descrição histórica dos Prémios Valmor:
Instituído há um século, o Prémio Valmor surge na sequência de indicações deixadas no testamento do segundo e último visconde de Valmor, Fausto de Queiroz Guedes, diplomata, político, membro do Partido Progressista, par do reino, governador civil de Lisboa e grande apreciador de Belas-Artes.
Falecido em França em 1878, segundo o seu testamento, uma determinada quantia de dinheiro era doada à cidade de Lisboa de modo a criar-se um fundo. Este passaria a constituir um prémio a ser distribuído em partes iguais ao proprietário e ao arquiteto autor do projeto da mais bela casa ou prédio edificado.
Surge assim, com o nome do seu instituidor, o Prémio Valmor de Arquitetura, cuja atribuição era da responsabilidade da Câmara Municipal, ficando esta sob a fiscalização do Asilo de Mendicidade de Lisboa. A Câmara elaborou então um regulamento segundo o qual seria anualmente nomeado um júri de três membros, todos arquitetos, que avaliariam as várias edificações.
Adaptando-se a mudanças, quer de mentalidade, quer no modo de fazer arquitetura, quer ainda a nível de regulamento, é um dos mais prestigiados prémios de arquitetura em Portugal.
O Prémio Valmor continua a ser sinónimo de uma certa qualidade arquitetónica que reflete, tanto pelos bons como pelos maus exemplos, os gostos dominantes das diferentes épocas.
Após uma primeira proposta de regulamento apresentada por Duarte Pacheco, então presidente da Câmara Municipal e Ministro das Obras Públicas, o Prémio Municipal de Arquitetura viria a ser oficialmente instituído em 1943.
Partilhando muitas semelhanças com o Valmor, durante os anos em que foi atribuído, 1943-1957, o Prémio Municipal de Arquitetura premiaria obras de qualidade muito diversa, mas geralmente mais modernas do que as galardoadas com o Prémio Valmor.
Apesar de um primeiro regulamento apenas contemplar edifícios de habitação, foi posteriormente alterado, permitindo assim um alargamento a qualquer tipo de edificação.
Este prémio foi recuperado em 1982, estando desde essa altura associado ao Valmor passando a designar-se desde então Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura.
Em 2003 o regulamento foi novamente alterado passando a incluir um prémio para Arquitetura Paisagista.
A partir de 1997, o Município de Lisboa não atribuiu o prémio Valmor e Municipal de Arquitetura.
O presidente da Câmara, Dr. Pedro Santana Lopes, regularizou esta situação ao reestruturar o regulamento de tal galardão e ao outorgar, em 2003, o Prémio de 2002, e, no início de 2004, os Prémios de 1997 a 2001.
No que respeita à reformulação do regulamento, o mesmo passou a incluir, pela primeira vez a área de Arquitetura Paisagista, tendo assim este prémio adquirido uma nova dimensão.

----
frente.png
verso.png
----------------------
Valmor_1902-2002.zip
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem. Por favor registe-se ou ligue-se.
jovempars
Mensagens: 15
Registado: 13/jul/2023, 20:57

#2

Muito interessante esses Prémios Valmor, no inicio de 1900 foram atribuídos prémios a muitos edifícios com uma arquitetura bem interessante para a época. Infelizmente alguns acabaram demolidos.
É um documento com informação histórica desconhecida por grande parte das pessoas.

Boa partilha, obrigado.
Gosto
Arcamus
Mensagens: 1
Registado: 10/nov/2023, 16:16

#3

Obrigado pela partilha.

Gostava de ver este fórum a ganhar mais atividade, especialmente no campo da arquitectura e construção.
Gosto
P&S
Mensagens: 35
Registado: 10/jun/2023, 12:18

#4

O fórum é recente... Tem de se divulgar o mesmo ao maior número de pessoas.
Também é verdade que as pessoas são muito resistentes a mudanças, elas usam outros fóruns mais antigos e por lá ficam.
Responder